sexta-feira, 6 de setembro de 2013

AMBULANTES: Câmara de Garanhuns se transforma de novo na Casa do Povo


Já algumas vezes este ano que a Câmara de Garanhuns recebe a população em ocasiões que vão além das reuniões ordinárias. Audiências Públicas discutiram assuntos de relevante interesse do município, e também foi palco para reivindicações populares, onde podemos destacar a Manifestação Popular #VempraRua e os moradores do Jardim Petrópolis, que lutavam por direitos de moradia e posse de suas casas. Em outras situações, o Plenário da Casa Raimundo de Morais foi o centro de debates sobre as reformas que estão sendo implementadas em Garanhuns pela atual administração municipal, com os vereadores contribuindo nas contestações, e também para esclarecimentos e resoluções. 

Desta vez, a Câmara de Garanhuns recebeu os ambulantes do centro comercial, que pediram para que os vereadores intermediassem junto ao Poder Executivo Municipal uma solução para o reordenamento do comércio informal da cidade. O plenário recebeu um grande número de ambulantes, de vários segmentos.

Na última sexta-feira, foi distribuído um panfleto com os ambulantes informando que a administração municipal estaria colocando em prática o Código de Postura do Município, que data de 1969, e que não vinha sendo fiscalizado. A intenção do município é o disciplinamento do centro comercial de Garanhuns, com retiradas de placas, faixas, poluição sonora, todo e qualquer objeto particular nas calçadas e a retirada de comerciantes nas calçadas que atrapalham o movimento de pedestres. Segundo a administração municipal, está sendo feito um cadastro e os ambulantes serão relocados em outras ruas de grande movimentação, que não prejudique suas comercializações.

A preocupação geral dos vereadores é principalmente com o sustento das famílias envolvidas. Vendedores de picolés, churros, produtos importados, comidas, espetinhos, caldos de cana, entre outros. Os ambulantes aceitaram a sugestão dos vereadores em formar uma comissão para conversar com os secretários municipais, que se fizeram presentes de imediato, representando o prefeito Izaías Régis. Epaminondas Borges (Agricultura e Abastecimento), Geandré Nogueira (Desenvolvimento Econômico), Gerlane Melo (Turismo) e o procurador Geral do Município, Tiago Gonçalves, acertaram com os ambulantes que estes poderão comercializar seus produtos até o início da próxima semana, quando será agendada uma reunião da comissão dos ambulantes com o prefeito Izaías Régis, para que se definam os próximos passos da aplicação do Código de Postura Municipal.

"Fizemos nossa parte de abrir a casa para estas pessoas expressarem seus anseios, e buscamos soluções que beneficiem o município. Temos certeza que a intenção do prefeito é esta, não prejudicar ninguém, e oferecer um centro da cidade melhor para todos" - Afirmou Audálio Filho, presidente da Casa Legislativa.

A vereadora Luzia Cordeiro, Presidente da Comissão de Assistência Social da Câmara, afirmou que os vereadores continuarão na causa, acompanhando as reuniões e definições sobre os ambulantes.

O vereador Sivaldo Albino fez severas críticas ao prefeito e à forma da atuação da prefeitura neste caso, pela falta de diálogo com os ambulantes.

Vários vereadores usaram o microfone para se dirigirem aos ambulantes, que entenderam o papel exercido pelos representantes da Casa Legislativa.

Audálio Filho fez a defesa da administração municipal, dos secretários envolvidos e reafirmou ser a Câmara de Vereadores um espaço democrático e que a população deve estar presente cada vez mais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.