segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Eduardo Campos cita a interiorização do Curso de Medicina da UPE como exemplo para a saúde brasileira‏


O governador pernambucano Eduardo Campos esteve concedendo entrevista ao comunicador Carlos Roberto Massa, o popular Ratinho, na última quinta-feira, em seu programa de grande audiência no SBT-Sistema Brasileiro de Televisão. Dentre os mais variados assuntos tratados, um deles despertou ainda mais a atenção da Comunidade Acadêmica Brasileira: Os cursos de medicina implantados pela Universidade de Pernambuco no interior do estado.

Questionado sobre sua opinião a respeito do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que está trazendo médicos do exterior para atender no interior do país, o governador pernambucano, antes mesmo de entrar na questão, respondeu de forma enfática: "Eu sou a favor de abrir universidade para os filhos dos brasileiros virarem médicos no interior do país. Eu acabo de abrir um novo curso no alto sertão pernambucano, na cidade de Serra Talhada. Há quinze dias atrás fui dar a aula inaugural na Faculdade de Medicina. Há um ano e meio atrás abri em Garanhuns, ou seja, nós pegamos a universidade do estado que só tinha cursos no Recife, e que existe há 50 anos, e levamos para o interior, pois é lá que faltam os médicos. Os jovens que podiam vinham do sertão estudar no Recife, casavam, aí lá ficavam e não voltavam. Nós levamos a Universidade para o interior, acho que essa é a transformação."

A UPE MultiCampi Garanhuns, responde pelos cursos implantados e além disso, segundo o diretor Clóvis Gomes, - "Outras grandes iniciativas mostram a expansão desta política pública de trazer a Universidade para o interior. Temos Odontologia e Direito em Arcoverde. Serra Talhada e Caruaru são novas unidades. Garanhuns ainda está no segundo ano de medicina, o que mostra o grande potencial de desenvolvimento econômico e humano quando tivermos todos os cursos com suas turmas formadas e os novos profissionais trabalhando no interior do estado."

O Pró-Reitor de Administração da UPE, prof. Pedro Henrique Falcão, afirmou que o governador confiou na Universidade para implantar uma das mais importantes decisões do governo, investir na própria população, transformando a realidade regional através da educação e da formação superior. "Muitas pessoas não acreditavam que o curso de medicina seria instalado no sertão pela universidade pública estadual, assim como não imaginavam esta expansão, chegando a várias regiões, antes afastadas do ensino superior, e principalmente de cursos como a UPE tem oferecido. É bom ver que o governador reconhece este esforço e faz questão de mostrar a todo o país o trabalho que vem sendo realizado em nossa universidade, principalmente no interior de Pernambuco".

Sobre o programa Mais Médicos, o governador disse a Ratinho: "Sinceramente, quem já viu um filho com asma, de madrugada, correndo para uma emergência, se coloca no lugar de um pai e de uma mãe de família em um desses 700 municípios que o governo federal chamou os médicos brasileiros para ir. Se ninguém quis ir, e ainda não conseguiu formar ninguém de lá em medicina, eu acho que como remédio, não é uma solução definitiva, mas como paliativo, tem que se chamar de onde vier. Pior é sem eles."


"A UPE - Universidade de Pernambuco, pelas palavras do próprio governador Eduardo Campos, dá o exemplo a ser seguido pelos demais estados, que devem levar os cursos de Medicina para perto das pessoas que mais precisam, interiorizando as universidades." - finaliza o Pró-Reitor, Prof. Falcão.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.