quarta-feira, 4 de setembro de 2013

GARANHUNS: A reorganização das ruas do Centro Comercial e principalmente a Av. Santo Antônio


O governo municipal tem um plano de organizar o centro da cidade. É bom registrar que está uma bagunça, um hiper movimento de gente e de veículos, falta de estacionamentos, calçadas tomadas por placas, lojas e ambulantes, barulho de carros de som passando (inclusive de outros municípios, e carros de lojas comerciais não devidamente profissionais) complicando o tráfego e até colocando em risco as pessoas, que precisam deixar o passeio pelas calçadas para se aventurarem no meio da rua.

Contem-se a isto, paradas de ônibus, taxi, moto-taxi...

Tudo somado, um prato cheio para trombadinhas e bandidos profissionais, principalmente nas portas dos bancos, aproveitando-se da hiperatividade urbana.

No intuito de melhorar a mobilidade e o trânsito, projetou-se a saída do PopShop, relocando os comerciantes para o novo Mercado 18 de Agosto, com uma nova proposta, transformando aquele espaço em um verdadeiro shopping popular, que é o viés que vem dando certo em várias cidades do país. Com a Santos Dumont trafegável, voltariam para lá os pontos de ônibus, tirando este movimento da Av. Santo Antônio. Fazendo parte do resultado final de reorganização do centro da cidade. No grande projeto, a ampliação da CEAGA, que se tornaria um espaço cotidiano de compras no varejo e atacado.

Parte desta iniciativa de reorganização do centro está sendo posta em prática, com o disciplinamento da comercialização informal, a retirada de camelôs, fiteiros, troca-troca, baleiros, etc, da Av. Santo Antônio. A intenção é limpar a área pública.

É provável que no final do mês haja uma ação de organização e oficialização do serviço de moto-taxi, com uma fiscalização mais rigorosa, a bem da população que utiliza o serviço. Não temos informação se haverá alguma ação com os taxistas da Av. Santo Antônio.

Portanto, vê-se claramente que há uma boa intenção nas ações que conduzem para uma cidade melhor, organizada e charmosa, principalmente seu centro comercial, que está poluído e saturado.

Entretanto, parece que falta algo, uma preparação, esclarecimento, diálogo. As pessoas estão sendo pegas de surpresa, sem poder planejar alternativas. Podiam ter sido convidadas a participar da elaboração dos planos, dar opinião, e terem tempo para buscar outros caminhos, literalmente.

Está certo que ainda é o período da ação educativa, mas se teve este impacto todo, algo não funcionou. 

Mas ao final, quando o centro estiver conforme imagina a administração municipal, a resposta da população deve ser amplamente positiva. Resta aguardar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.