terça-feira, 3 de setembro de 2013

SOBRE A FAMEG: Fernando Ferro no programa FRENTE A FRENTE com Magno Martins

Comissão FAMEG JÁ! com Fernando Ferro e seu assessor, Eraldo Ferreira

Resultado da visita da Comissão FAMEG JÁ! na capital pernambucana nesta segunda-feira, 02, o deputado federal Fernando Ferro concedeu entrevista ao jornalista Magno Martins em seu programa Frente a Frente, que é retransmitido para mais de 40 emissoras espalhadas pelo estado.

Ferro iniciou falando do encontro que a comissão teria com o Ministro Mercadante, que acabou representado pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, que defendeu o programa Mais Médicos, afirmando que uma das intenções do programa é justamente ampliar as escolas médicas do país, principalmente no interior, e por isto acredita que a FAMEG cumpre perfeitamente mais este requisito. Portanto, o programa, ao contrário do que afirmara antes o senador Humberto Costa, pode até beneficiar a autorização do curso de medicina do ITPAC em Garanhuns.

Magno Martins considerou paradoxal no momento que o país mais precisa de médicos, uma faculdade com todas as condições de estar funcionando e formando mais médicos para o interior do país estar fechada por decisão política. Ferro concordou, e fez uma crítica a instituições como o Conselho Regional de Medicina, que se posicionou contrário à abertura da FAMEG. Indagou porque esta mesma entidade é contra a vinda de médicos do exterior.

Ferro lembrou que já está agendada uma visita ao Ministro da Educação, Aluízio Mercadante, e que já houve um primeiro contato com o Secretário Executivo, Paulo Paim. 

O deputado federal registrou que a luta é da sociedade de Garanhuns representada por diversas instituições: "Estivemos hoje com o presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Filho, entre outras pessoas como o presidente da CDL, Fernando Couto, da OAB, Paulo Couto, a imprensa ... Trata-se de um movimento que ganha força." - afirmou.

Magno Martins perguntou se falta engajamento do governador. Fernando Ferro lembrou que o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento da FAMEG, e inclusive o próprio governador esteve lá, mas que é um momento em que todos podem dar ainda uma maior contribuição.

Finalizando, o deputado afirmou que este é o anseio da região, um empreendimento educacional que atrai principalmente jovens de todo o Nordeste, e que, por disputas e entraves de grupos privados tem sido dificultado. Mas neste momento que o Brasil precisa dar uma resposta na formação de novos médicos, é uma grande oportunidade para o Governo Federal autorizar a FAMEG. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.