sábado, 26 de outubro de 2013

Integração Nacional promove o primeiro Encontro de Universidades de Fronteira



A formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e integração da Faixa de Fronteira é um importante desafio para a redução das desigualdades regionais e a conexão Sul-Americana. No âmbito local, a implantação dessas metas carece de atores com capacidade técnica e institucional favorável.

Para atender a esta demanda, o Ministério da Integração Nacional (MI), em parceria com Parque Tecnológico de Itaipu, promoverá, no dia 29 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR), o primeiro Encontro de Universidades de Fronteiras. A ação visa a estabelecer relações com instituições acadêmicas para suprir importantes lacunas na elaboração de projetos que contribuam para a transformação das realidades destes locais.

De acordo com o coordenador de Programas Macrorregionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Alexandre Peixoto, a iniciativa responde a uma demanda emergencial existente nas regiões e auxiliará no desenvolvimento econômico e social do país.

“Os governos subnacionais situados nesses territórios, em geral, não dispõem de recursos humanos e materiais adequados ao acesso e à execução das políticas elaboradas no âmbito federal. Nesse contexto, as universidades podem atuar como fontes de conhecimento e técnica, vislumbrando oportunidades de desenvolvimento e inserção acadêmica nas comunidades onde estão inseridas”, destaca.

Dessa forma, o Encontro pretende criar uma rede de parceiros que possibilitará o aprofundamento sobre temas pertinentes às regiões fronteiriças, além da troca de experiências entre instituições nacionais e internacionais. Para a primeira etapa do projeto, já estão confirmadas a participação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e da Universidad Nacional de Misiones (UNAN - Argentina).

Projeto de inclusão produtiva das faixas de fronteira -- O Encontro de Universidades de Fronteiras faz parte de uma série de projetos coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do ministério - por meio da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF). As propostas visam à inclusão produtiva e execução de políticas públicas nas regiões fronteiriças, estimulando a articulação com os governantes locais.

A região de fronteira caracteriza-se geograficamente por ser uma faixa de 150 km de largura ao longo de 15.719 km do país, que abrange 11 unidades da Federação, 588 municípios, que abrange, aproximadamente, 10 milhões de habitantes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.