domingo, 3 de novembro de 2013

BID: Governo de Pernambuco é reconhecido com mais dois prêmios internacionais


A gestão pública de Pernambuco ganha reconhecimento internacional mais uma vez. Nesta sexta-feira (1º/11), duas iniciativas do Governo do Estado foram vencedoras do prêmio "Governarte: a Arte do Bom Governo", realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governador Eduardo Campos recebeu a notícia da premiação em Berlim, na Alemanha, onde cumpre agenda oficial.

O governador declarou estar muito gratificado com mais este reconhecimento internacional do trabalho que vem sendo realizado em Pernambuco nos últimos anos. "Estou muito feliz por ver a prática cotidiana de gestão do Governo do Estado ganhar mais um reconhecimento internacional. Isso significa que estamos no caminho certo, modernizando a máquina pública e melhorando a forma de gerir o serviço público para atender bem a população", comemorou Eduardo Campos.

Os projetos premiados foram o Modelo de Gestão por Resultados do Programa Pacto pela Vida, na categoria "Governo Seguro - Boas Práticas em Prevenção do Crime e da Violência", e o Programa de Soluções Integradas da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), na categoria "Governo Inteligente - Melhoria dos Procedimentos Burocráticos para Cidadãos e Empresas".


Os dois trabalhos do governo pernambucano estiveram entre os 71 recebidos pela comissão julgadora do BID, oriundos de mais de 30 governos de países como México, Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e Chile. O objetivo do Governarte é identificar, documentar e disseminar experiências inovadoras em diferentes áreas de gestão pública em governos de segundo nível administrativo (estados, províncias, departamentos, regiões ou outras denominações). A cerimônia de premiação será realizada em Washington, nos Estados Unidos, no dia 15 de janeiro de 2014.

Esta é a primeira edição do prêmio criado pelo BID. De acordo com as regras do concurso, o banco documentará as inovações vencedoras por meio de vídeos de curta duração para o público em geral e estudos de caso, que serão utilizados à informação recebida dos participantes. Estes produtos serão divulgados entre os governos subnacionais na região da América Latina e Caribe, a fim de promover uma cooperação entre eles em termos de melhoria da governança.

RECONHECIMENTO - O Governo de Pernambuco já recebeu prêmios internacionais na área de gestão pública em outras oportunidades. Em 2012, práticas em gestão pública do governo foram agraciadas em duas categorias distintas do Prêmio das Nações Unidas de Serviço Público (UNPSA): os Seminários Todos por Pernambuco (na “Promoção da participação na construção de políticas públicas através de mecanismos inovadores”) e o Programa Chapéu de Palha Mulher (na “Promoção da entrega de serviços públicos voltados ao gênero”). Por sua vez, o Programa Pacto pela Vida recebeu sua primeira premiação internacional, na categoria “Melhoria na Entrega de Serviços Públicos”, pelo mesmo UNPSA da ONU, em junho de 2013.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.