quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Paulo Lins reúne Colegiado de Gestores da GRE Agreste Meridional


Aconteceu esta semana o Colegiado de Gestores Escolares, uma ação da GRE Agreste Meridional que reúne representantes de todas as escolas jurisdicionadas à Regional. O encontro aconteceu na sede da GRE e teve como objetivos levantar reflexão sobre o papel da equipe gestora frente às demandas atuais da escola, ao monitoramento em gestão e às exigências da gestão democrática.

O colegiado iniciou na terça-feira com as considerações iniciais do Gestor Paulo Lins sobre as políticas públicas para a educação em Pernambuco, que aproveitou o momento para dar orientações sobre o reordenamento da rede para 2014. A manhã de trabalhos teve também uma exposição dialogada sobre a efetivação da gestão democrática a partir dos Grêmios Estudantis e Conselhos Escolares, além de uma mesa de discussão sobre a rotina do monitoramento em gestão, ambas realizadas pela equipe da Unidade de Gestão da Rede.

Na quarta-feira, além dos informes gerenciais e recomendações gerais realizadas pela GRE, o encontro contou com a participação ativa de gestores escolares em socialização de experiências e mesa de discussão sobre o papel do gestor escolar na era do conhecimento. 

Estiveram presentes também Secretários Escolares, Educadores de Apoio e Técnicos Educacionais do Agreste Meridional. Estudantes da EREM de Garanhuns, EREM D. João da Mata Amaral e um coral da Escola Prof.ª Giselda Vieira Belo, pertencente ao Programa Mais Educação, animaram os intervalos.
.
AGORA COMIGO: Debater o ensino da rede pública estadual através de um Forum que chamou de Colegiado de Gestores é uma alternativa interessante de troca de experiências e participação na elaboração de políticas públicas a partir da audiência da base, onde as coisas acontecem e onde há o contato direto e cotidiano com o ensino, com o aluno e a comunidade.

Outra experiência exitosa da GRE Agreste Meridional é o incentivo à reativação dos Grêmios Estudantis, grandes formadores de jovens com senso crítico, espírito participativo, onde muitos que se destacam acabam por virarem líderes além do mundo estudantil e no futuro acadêmico, com potencial para defender a sociedade no mundo da política. 

Quando não há o incentivo da participação política na base de tudo, no seio da comunidade e das categorias, o povo vai se vendo representado por estranhos, estrangeiros que investem muito dinheiro para conquistar espaços que deveriam pertencer aos legítimos representantes do povo.

Nas duas iniciativas, a GRE Agreste Meridional passa com boa nota!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.