segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

IMAGENS: Sucesso do Programa Travessia é um dos exemplos da Educação de Pernambuco

PROGRAMA TRAVESSIA: Governador entrega certificado de conclusão a 24 mil concluintes


Um novo ciclo na educação de Pernambuco já se encontra em curso. Neste domingo (15/12), foi a vez do Programa Travessia mostrar seus frutos: 24 mil estudantes da rede pública de Pernambuco receberam seus certificados de formatura do programa estadual de correção de fluxo escolar. A iniciativa é uma parceira do Governo do Estado com a Fundação Roberto Marinho. Presente no evento, que está na sua sexta edição, o governador Eduardo Campos creditou os bons resultados alcançados "à paixão pela educação que Pernambuco experimenta". 

"Ao cabo dos últimos seis anos, conseguimos os melhores resultados do Brasil na educação. Reduzimos o nosso descasamento idade-série, que girava em torno dos 70%, para 40%. Mas estamos, sobretudo, fechando as torneiras. Ou seja, cuidando da qualidade lá na ponta, para que não se reproduza esse tipo de situação que cuida o Travessia, fazendo desse programa uma política residual", afirmou o governador. 

Ao todo, mais de 168 mil alunos já se formaram através do Travessia. O programa forma estudantes nos ensinos fundamental e médio em 1.041 salas de aulas em todas as 17 regionais do Estado. "O Travessia utiliza uma metodologia que é fazer o fundamental ou o médio em um ano e meio, com material didático produzido para aquela realidade, com o professorado da área, fazendo com que os alunos descubram em si mesmos a capacidade que imaginavam não ter. Porque as pessoas, por repetirem, acabam achando que a dificuldade está nelas, quando, na verdade, está no processo educacional a que foram submetidas", sublinhou Eduardo.

Iolanda Pereira, recebe seu certificado do governador
Concluinte do ensino médio pelo Travessia, Iolanda do Nascimento Pereira, de 17 anos, contou que pensou em abandonar a escola depois de três reprovações consecutivas. "Me sentia desmotivada porque via minhas amigas subindo de série e eu ficando para trás. Achava que não tinha nascido para estudar. Foi aí que conheci o Travessia, e mesmo sem querer, sem muito ânimo, fui percebendo que era possível sonhar com um futuro melhor. Agora, quero cursar uma faculdade de enfermagem", revelou a jovem, mostrando o certificado de conclusão.

O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, contou um pouco da sua trajetória para inspirar os jovens a não desistirem de estudar. Revelou que veio de uma família bastante humilde, "de sapateiros, marceneiros e lavadeiras". "Eu nunca imaginei chegar até esse cargo que ocupo hoje. E digo a vocês que só a educação pode mudar o futuro das pessoas, como mudou o meu destino. O Travessia é uma família, e é uma honra para a Fundação poder participar de uma iniciativa como essa, ao lado de pessoas que amam a educação", destacou Barreto.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.