quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SÃO JOÃO: O enfraquecimento político de Genaldi e nossa enquete.

O homem simples do povo que ganhou a eleição, esta era a imagem do prefeito de São João, que deixa a prefeitura sob determinação do Tribunal Regional Eleitoral. Genaldi Zumba é um dos maiores personagens da história recente da política do Agreste. Contra os doutores, o mandioqueiro cativou o povão e teve uma vitória indiscutível e emocionante. Mas na retaguarda, a desorganização da campanha em sua parte burocrática não teve o profissionalismo e atenção necessária, que acabou provocando a queda. Segundo consta, uma conta-corrente sequer foi aberta para prestação de contas, conforme ditam as regras eleitorais. Foi tudo muito amador.

Durante o ano, a sua administração não conseguiu passar tranquilidade ao município, em constantes percalços, com a justiça, com a oposição e até mais recentemente com os próprios correligionários que saíram provocando maiores desgastes. Genaldi não teve o controle político, e viu o poder se esvaindo. O golpe maior veio dentro do próprio governo, com a divulgação de desvios e a exposição negativa nos jornais, o que ajudou a motivar (provavelmente) a decisão dos desembargadores.

Tem ainda o Tribunal Superior Eleitoral que pode reverter a decisão estadual, e quem sabe lhe dar nova chance. Mas é certo que Genaldi sai sem apoio político, e o município comemora um recomeço. Se a população continua com ele, somente uma nova eleição vai dizer.

É uma pena que tenha acontecido assim, pois a história vinha sendo contada como a vitória do trabalhador humilde. O mandioqueiro.

Perguntamos em nossa enquete se Genaldi reverte em Brasília. A enquete teve o NÃO na frente desde o início, sempre numa margem de 60%, mas na reta final, aqueles que apoiam o agora ex-prefeito, conseguiram reverter e ganhar a disputa. Ficou 51,5% para a vitória de Genaldi em Brasília e 48,5% para a continuidade da decisão do TRE.

É esta reviravolta, assim como em nossa enquete, que os correligionários de Genaldi esperam que aconteça em Brasília.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.