quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ARIANO SUASSUNA assiste novela, torce por Bella no BBB14 e detesta brega



Questionada por Pedro Bial, bailarina recifense elegeu o escritor como o maior da história de Pernambuco e gerou polêmica nas redes sociais

Pedro Bial: Bella, o maior escritor da história de Pernambuco é…
Bella Maia: Ariano Suassuna!
Pedro Bial: Ah, que bom. Espero que ele esteja ouvindo isso...

…e estava. O escritor assistiu à edição do Big brother Brasil na qual a recifense o citou como referência. E gostou. No apartamento em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, onde costuma veranear com a família, ele deu uma pausa na fisioterapia para conversar com o Viver sobre televisão, adaptações literárias, hábitos perdidos (devido à idade) e o livro O jumento sedutor, que ainda escreve. O dramaturgo se recupera de um infarto sofrido no ano passado. Mas nem parece. Está cheio de energia, de volta às aulas-palestras e ainda guarda um tempinho para ver TV.

O que achou da resposta de Bella Maia?
Eu fiquei muito agradecido. Foi uma delicadeza muito grande dela em relação a mim. Não sei quem é ela… Ela é pernambucana, né? Eu imagino que seja, porque se não Bial não ia perguntar a ela sobre Pernambuco, especialmente. Mais um motivo, mais um carinho que recebo do povo pernambucano. Eu sei que iam questionar. Mas eu vou fazer a defesa dela. Bial não perguntou “qual é o maior escritor pernambucano?”. Ele perguntou: “qual é o maior escritor da história de Pernambuco?”. Pode-se questionar se eu sou, mas não que ela tenha dado uma resposta errada. Porque nasci na Paraíba, mas eu pertenço à história cultural de Pernambuco também. Eu estreei na literatura em Pernambuco. Você sabe quantos anos tenho de vida? 86. Sabe quantos anos eu vivi na Paraíba? 15. Durante esses 15, fazia estágio em Pernambuco. Desde os dez anos, passo mais tempo em Pernambuco, que na Paraíba. Aqui, eu publiquei meu primeiro poema. Aos 18 anos, mais precisamente, no dia 7 de outubro de 1945. Participei do importante Teatro Popular do Nordeste, que fundei com meu querido amigo Hermilo Borba Filho, e criei o Movimento Armorial aqui. Escrevi também a minha primeira peça. Vamos tirar do assunto cultura e do assunto escritor… 

Se você me perguntar “quem foi o maior político pernambucano?”, vou dizer Agamenon Magalhães. Mas “qual o político mais importante da história de Pernambuco?”, vou responder que foi Miguel Arraes, apesar de ele ter nascido no Ceará.

clique para ir ao site
.
AGORA COMIGO: Confundir Ariano como pernambucano, é um dos mais frequentes elogios que o escritor possa receber, pois este estado não seria o mesmo sem sua presença e sua obra em nossa terras. Ariano é do povo!

A sua resposta fazendo um paralelo com Miguel Arraes, mais importante político da história de Pernambuco, mata a pau qualquer discussão.

Para ver outras respostas de Ariano Suassuna a questionamentos como Costuma assistir ao Big brother Brasil?, O que acha da adaptação de Amores roubados?, Qual a adaptação favorita de sua obra?, Você acompanha seriado americano? e O que  acha do brega?, CLIQUE AQUI.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.