segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

TELIANA: Tenista de Águas Belas é a melhor do Brasil. Incluindo os homens.



Sem representantes entre os 100 primeiros colocados do ranking masculino, o Brasil tem emTeliana Pereira, que ocupa a 97ª posição na lista feminina da WTA divulgada nesta segunda-feira (13), sua melhor tenista. Embora tenha perdido duas posições em relação ao ranking da semana passada, Teliana "supera" João Souza, que está em 116º na classificação da ATP e é o melhor colocado entre os brasileiros.

Thomaz Bellucci, ex-número 21, é o 129º da lista. A segunda melhor brasileira no ranking da WTA é Laura Pigossi (foto abaixo, à esquerda), que aparece em 275º, e a terceira é Beatriz Haddad Maia( 297º lugar).

Além da marca expressiva em relação ao ranqueamento, Teliana também coloca em seu histórico outro fato de destaque. Nesta segunda, quando enfrentar a russa Anastasia Pavlyuchenkova, a pernambucana de 25 anos se tornará a primeira brasileira a jogar na chave principal do Aberto da Austrália desde 1993.



HISTÓRIA

Natural do município de Águas Belas, no Sertão pernambucano, Teliana migrou para o Paraná quando tinha apenas oito anos de idade. Seu pai estava trabalhando em Curitiba em um Clube de Tênis há quase dois anos, e retornou para buscar a família, que havia deixado em busca de trabalho.

Iniciou a carreira profissional em 2005, depois de ótimas atuações como juvenil, e em 2007 deu um pulo na carreira atingindo seu melhor ranking, 196° do mundo, e tornando-se a número 1 do país. Em 2007 conquistou três títulos seguidos no circuito future em Atenas (Grécia), em Amiens (França) e em Foggia (Itália).

No Pan-americano do Rio de Janeiro, em 2007, Teliana Pereira, ao lado da compatriota Joana Cortez, ganhou o bronze na modalidade duplas.

Em 2013, Teliana, a então 156ª colocada do ranking mundial e única brasileira no top 300, venceu a francesa Alizé Cornet, a 36ª do mundo, no torneio WTA de Bogotá. Com o resultado, ela se tornou a primeira brasileira a alcançar as quartas de final de um WTA desde Vanessa Menga, que atingiu a mesma fase em 1999, também em Bogotá. No dia seguinte, derrotou a luxemburguesa Mandy Minella, chegando à semifinal. Na semi, perdeu para a argentina Paula Ormaechea. Com essa campanha, subiu 40 posições no ranking e em 25/02/2013 aparecia como a 116ª melhor do mundo. Além disso, foi a melhor campanha de uma brasileira desde 1989, quando Niege Dias foi às semis do WTA de Niagara Falls, nos Estados Unidos. Niege também é a última brasileira a jogar uma decisão de torneio WTA. Em 1988, ela conquistou o título do torneio de Barcelona, na Espanha.

Em maio de 2013, Teliana quase obteve a vaga para a chave principal de Roland Garros. Chegou à última rodada do qualyfing , e chegou a ser uma Lucky Loser (tenista que entra na chave principal de um Grand Slam se tiver perdido na última rodada do qualy e se alguém desistir da chave), mas não houve desistências. Ela também foi à segunda rodada do qualy de Wimblebon . Conquistou dois títulos ITF de 25 mil dólares (Perigueux e Denain ), com isso obtendo pontos suficientes para alcançar o 105º posto do ranking mundial feminino.

Em 29 de julho de 2013, se tornou a primeira tenista brasileira a chegar no top 100 mundial de simples desde o ano de 1990, quando Andrea Vieira, em 16 de abril deste ano, foi a 95ª colocação do ranking mundial.

Em setembro de 2013, Teliana chegou à 3 finais seguidas de torneios ITF de U$ 25 mil, ganhando os três títulos (Mont-de-Marsan, St. Malo e Sevilha). Como resultado, em 7 de outubro consolidou seu nome entre as cem melhores tenistas do mundo, e neste momento é a melhor posição de um tenista brasileiro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.