terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Uma boa ideia pela mobilidade urbana em Garanhuns


O vereador Audálio Ramos Filho apresentou um requerimento pedindo um estudo do estado para implantar em Garanhuns ciclovias, ciclofaixas e bicicletário, ações que fazem parte do Programa PEDALA PE, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte no espaço urbano. Tal requerimento chegou a ser mencionado no Jornal do Commercio. Recorde as matérias:



Sinceramente acho que o assunto não teve a repercussão necessária, diante da ideia original, viável e barata para oferecer um transporte econômico e saudável, em tempos de dificuldade de mobilidade urbana não apenas em Garanhuns, mas principalmente nos grandes centros urbanos.

Conta ainda o alto valor da passagem de ônibus e a insegurança no trânsito para os mototaxis em Garanhuns.

Algumas pessoas argumentaram que a topografia de nossa cidade, com muitas ladeiras, impede a implantação das ciclofaixas. Discordo integralmente.

Como trabalharíamos com estações, seria totalmente viável pensar por setores. Assim, o primeiro e maior, teria sua estação final no Parque Fênix e a ciclofaixa cortaria Cohab I, que receberia o fluxo de uma estação advinda do Indiano, cortaria o Jardim Petropópolis, Liberdade em direção à Esplanada Mestre Dominguinhos.

Outra ciclofaixa poderia atender a quem vem dos loteamentos da Cohab II até as imediações do Cine Jardim.

Uma outra ainda atenderia os bairros da Brasília e São José, cortando a Ceaga e indo em direção a Esplanada.

E uma outra ainda atenderia a parte baixa do Magano, pela Julião Cavalcante, indo também na direção da Esplanada. 

Em todas as direções, projetando com criatividade, verão que as ladeiras serão mínimas, e poderão atender milhares de pessoas. Basta pensar com carinho e não dar o Não sistemático.

Está na hora de pensar em outros modelos que possam restabelecer espaços em nosso trânsito e oferecer um modelo alternativo de transporte assim, atinge ao mesmo tempo a população, impactando no bolso e em sua saúde!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.