quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014: Debate não influencia o voto como no passado



Até um tempo atrás quando se anunciava um debate com candidatos a qualquer cargo, todo mundo corria para frente da televisão, pois de fato havia confronto de ideias e eram mais naturais. Agora não mais, de tão engessados e com frases feitas, os debates e os candidatos acabam por não interagir tanto com os telespectadores. Conta ainda o fato de se assistir um debate como quem vê seu time de futebol jogando, mesmo que esteja mal, você continua torcendo.

Então poderia influenciar os indecisos? Nem sempre. O indeciso na maioria das vezes não tá nem aí, não é apenas indeciso, é desmotivado. Aí nem vai assistir, acaba decidindo seu voto mais pela influência de dentro de casa ou de amigos.

Também acho que ninguém ganha mais debate como antigamente. Aquela história de fulano ganhou o debate não existe mais, pois os candidatos não respondem o que lhe perguntam, falam o que querem no tempo que têm, e depois suas assessorias saem cantando vitória. A quantidade de militante e de festa pode criar um clima positivo, e todo mundo acha que foi bem. Os cronistas políticos elegem os melhores momentos dos debates, de um ou de outro, mas na edição, fica equilibrado.

Tem-se um problema para quem defende um governo, qualquer ele, pois será sempre todos contra ele. É o caso de Dilma, no plano nacional, e de Paulo Câmara em Pernambuco. Pior para Dilma que tem mais adversários, mas vejam que os debates não estão sendo catastróficos para a presidente.

Nos debates da TV Jornal e da CNBB ontem, foi mais ou menos assim. E mantendo-se o status quo, melhor para quem está na frente, novamente Paulo e Dilma. Melhor ainda para Paulo pela possibilidade de vencer no primeiro turno, pela fragilidade das candidaturas dos partidos sem tanta representatividade, assim, o cenário de segundo turno já aparece no primeiro, na disputa com Armando Monteiro, principal adversário.

Provando o que afirmo, o jornalista Jamildo Melo pergunta em enquete no seu blog quem ganhou o debate, e vejam o resultado de momento.

Quem se saiu melhor no debate da TV Jornal?
 
 
 

Total de votos: 2,314

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.