quinta-feira, 5 de março de 2015

Prefeitura de Garanhuns decreta Estado de Emergência devido a estiagem



Considerando que as precipitações pluviométricas apenas amenizaram os efeitos da seca na área rural de Garanhuns, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento decretaram, nesta quarta-feira (04), situação de emergência por estiagem. A oficialização do decreto está disponível no Diário Oficial dos Municípios de hoje.

Entre as principais justificativas apontadas pelos técnicos da área estão a queda intensificada das reservas hídricas de superfície; os impactos ocasionados decorrentes das perdas significativas na agropecuária no município; a necessidade de auxílio dos programas de combate à estiagem, promovidos pelo Governo de Pernambuco juntamente aos órgãos federais e a necessidade da continuidade de abastecimento de água potável à população afetada.

De acordo com coordenador da Defesa Civil, Thiago Amorim, “o Governo de Pernambuco já prorrogou o decreto de estiagem (Decreto n. 41.473), por mais 180 dias, para 70 municípios no estado, inclusive Garanhuns, no dia 06 de fevereiro. Para esse decreto ter validade é preciso que o Governo Federal e os municípios afetados também reconheçam a situação de emergência”.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges Filho, ressalta a necessidade do decreto. “Pode parecer estranho para algumas pessoas o decreto em virtude das chuvas dos últimos dias, mas essas chuvas não foram suficientes para encher os barreiros e nem recuperar as pastagens em vários sítios do município”, esclarece o titular da pasta.

SECOM GARANHUNS

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.