segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Produtor do Garanhuns Jazz Festival fala tudo (ou quase tudo) sobre o fim do evento


Produtor contradiz prefeito, incomodado com as explicações que não convenceram ninguém
 
A ida do Festival de Jazz para Gravatá

O Gravatá Jazz Festival está sendo patrocinado exclusivamente pela iniciativa Privada. O Governo do Estado e Prefeitura de Gravatá, conseguiram atrair esse evento e deram seu apoio fundamental para que tivesse continuidade, pois o Jazz Festival, que antes acontecia em Garanhuns e agora aporta em Gravatá, é considerado o principal projeto alternativo ao carnaval tradicional do interior do Estado de Pernambuco, garantindo uma boa opção de cultura e lazer para aqueles que querem fazer diferente na folia carnavalesca.

O festival também sempre valorizou nossa cultura popular em sua grade de atrações, tendo sido vencedor em duas edições do “Prêmio Mestre Salustiano de Turismo”, promovido pela Setur/PE para premir projetos que promovem cultura, lazer e agregam renda aos municípios.

Fim do Jazz levou críticas inéditas ao prefeito Izaías Regis,
que sempre incentivou e realizou grandes eventos
Em suas oito edições, o Jazz Festival conquistou, além de renome nacional, um público fiel e cativo de mais de 30 mil pessoas nos seus quatro dias de realização.

É fundamental deixar claro, que a Prefeitura de Garanhuns nunca dependeu inteiramente do Governo do Estado para patrocinar o Jazz Festival, pois o aporte financeiro do Governo Estadual anual para este projeto nunca foi superior a 20% do custo total do evento.

Importante também deixar claro que o cancelamento do Garanhuns Jazz Festival foi uma decisão única e exclusiva da Prefeitura de Garanhuns. Decisão esta que revoltou e ainda continua revoltando a população daquela cidade, como também revoltou o público em geral que valoriza a boa música e quer outra opção para o seu carnaval.

O grupo do Facebook “QUEREMOS O GARANHUNS JAZZ" conseguiu, em apenas sete dias de sua criação, reunir mais de 10 mil pessoas para criticar a decisão da Prefeitura de Garanhuns e tentar reverter a decisão do cancelamento que só foi anunciado pela Prefeitura há exatos 40 dias de sua realização!

É importante registrar que em matérias divulgadas pelos principais veículos de comunicação do Estado, em outubro passado, a Prefeitura de Garanhuns confirmou a realização do Garanhuns Jazz Festival e garantiu, em entrevista à Folha de Pernambuco, que tinha recursos próprios do município, sem depender do Governo do Estado! Não se pode justificar que uma Prefeitura não tenha condições de bancar o Jazz Festival quando informações oficiais do site da prefeitura, no balanço de 2015, informa que o evento resultou em uma receita de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) como retorno para o município.

Giovanni Papaléo e Izaías nos camarins do GJF
Não temos explicação razoável ou lógica para o cancelamento. Parafraseando o ícone da política pernambucana e morador de Garanhuns, Dr. Ivan Rodrigues que se insurgiu contra o fim do festival e disse: “ Os recursos aplicados nos festivais já consagrados e consolidados são despesas ou investimentos? ”. Eis a pergunta que não cala.

Quanto ao retorno para a hotelaria e restaurantes que o evento trazia para Garanhuns, com mais de 93% de ocupação dos leitos disponíveis, não temos o que discutir.

Temos ainda na lembrança o reconhecimento de Izaías Régis, que há 8 anos nos apoiou e recebeu de maneira cordial e com entusiasmo, mesmo quando ainda não era prefeito de Garanhuns, acreditamos que se curvou a parte da sua equipe que prefere investir em eventos de massa. Não cabem mágoas ou intrigas com ele, apenas agradecimentos.

Esse ano, o Jazz Festival será realizado em Gravatá, com um orçamento de R$ 270 mil suportado pela iniciativa privada (metade do custo do Garanhuns Jazz 2015), e graças à ação do Governo do Estado que apoiou a continuidade do Festival em Gravatá, os 30 mil fãs que sempre prestigiaram o Garanhuns Jazz Festival, não irão migrar durante o carnaval para o Ceará para assistir ao Festival de Jazz de Guaramiranga!!!

Nossos agradecimentos ao Governo de Pernambuco, através do Secretário Felipe Carreras, e a Prefeitura de Gravatá na pessoa do Coronel Mario Cavalcanti, por não deixar nosso sonho morrer!!

Convidamos a todos para o GRAVATÁ JAZZ FESTIVAL 2016 !!!

Giovanni Papaléo Filho

Produtor

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.